top of page

Crítica - Missão de Sobrevivência


Gerard Butler está numa missão: fazer filme de ação com muito tiro, porrada e bomba perfeito pra aquelas pessoas que deixam o cérebro pra fora da sala de cinema e se dispõem a ter duas horas de puro entretenimento.


O modus operandi é parecido. Alguém com experiência militar, com problemas familiares gerados pelo "amor" a profissão - mais precisamente: pai ausente de uma jovem. Gerard Butler, Liam Neesom e até o Channing Tatum entram nessa lista. Repare. The Rock é família e sempre tá ileso nessa - passam por uma situação de barril e arriscam a vida pela própria sobrevivência. É um grande paradoxo, mas teu cérebro não tá com você e essas coisas não são percebidas.


Aí chegamos em Missão de Sobrevivência, com um agente britânico fazendo uma boa pela CIA, pai de uma jovem recém-formada, que se vê exposto por conta de uma missão realizada recentemente e acaba sendo alvo do governo iraniano, do Talibã, do Estado Islâmico e alguns agentes mercenários. Muita gente.


O filme avança e você está bem entretido com a trama e seus nós se desatando. Muita perseguição, tiroteio e tal. Daí umas coisas lhe chamam atenção, tais como todos os diálogos entre pessoas árabes não são em inglês e o fato do protagonista não ser estadunidense é uma grande muleta para o próprio realizar críticas sobre as guerras no Oriente Médio, esculachando os EUA e tendo empatia com quem mora lá e não tem nada a ver com isso. De fato, você vai ser obrigado a trazer teu cérebro de volta pra sala de cinema.


Me vi obrigado a procurar o sacana que fez isso. O diretor do filme é Ric Roman Vaugh, que fez outras tramas com Gerard Butler e algumas sem ele. Entre elas está um documentário chamado That Which I Love Destroys Me (O Que Eu Amo Me Destrói, numa tradução livre), contando a história de dois soldados na Guerra do Iraque e o stress pós-traumático causado pelos tempos em serviço. Infelizmente não pude assistir, mas é bem avaliado e dá sinais claros de que Vaugh faria um filme sobre o tema de guerra com mais carinho do que o habitual.


Certamente você não irá ao cinema para assistir esse filme, devido a tantas ofertas existentes neste período, desde Margot Robbie até Luccas Neto. Mas Missão de Sobrevivência não é uma autobiografia sobre as escolhas recentes de filmes do Gerard Butler e entrega um pouco mais do que aparenta. Entretenimento de qualidade com ação e crítica social me faz abaixar a régua e dar essa nota aqui.


Nota: 4 acarajés

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page