top of page

Crítica - Asteroid City


Pra começar, você já viu algum filme do Wes Anderson antes?


Em caso negativo: Tá perdendo muita coisa. O homem é um diretor excelente e preza pelo perfeccionismo nos seus enquadramentos e cenografia que parecem terem vindo diretamente do Pinterest.


Entretanto, seus filmes são mais cult do que pop e Asteroid City não deve ser a melhor porta dessa entrada. Procure O Grande Hotel Budapeste para assistir e depois a gente conversa.


Em caso afirmativo: Bom... Tem que saber o que você viu. Eu mesmo não vi alguns porque imaginei que não teria saco pra isso e acredito piamente quando me dizem que eu iria odiar A Crônica Francesa, por exemplo.


Entretanto, o cara tem sua assinatura e dá pra saber quando um filme é dele ou não e Asteroid City é Wes Anderson purinho. Fotografia, estética, o fato de ter um elenco estelar pra fazer filme cult, piadinhas nos diálogos, piadinhas nas resoluções de cenas e a obrigação zero de passar uma lição de moral em suas obras.


Dito isso, qual a minha crítica do filme?


Asteroid City é um filme cult de alto orçamento. O elenco cheio de grandes estrelas fazendo participações médias e pequenas. Um roteiro que conta a história de uma história sendo contada, contendo anúncios de quais cenas serão exibidas. Tudo meio leve e divertido até que a questão "Onde esse filme quer chegar?" começa a ecoar na sua cabeça. No terceiro ato, fica a impressão de que aquilo pode se tornar uma grande perda de tempo... Até o momento em que o Wes Anderson, por meio de Jason Schwartzman e Adrien Brody, ri de você, esfrega na sua cara que nada daquilo precisa ser levado a sério e errada é a pessoa que seguiu esse caminho.


No fim das contas, você até esquece que muita gente ali foi mal aproveitada e que poderiam dar mais tempo de tela pra Seu Jorge. Daí lembra do pôster escrito "Um filme empírico americano de Wes Anderson", percebe que faz total sentido e finalmente entende porque tem quem goste de filme cult.


Se essa não for sua praia, você vai odiar.

Se você vê arte na frase "Você não pode acordar, se não dormir", vai aplaudir de pé.


Nota: 5 acarajés

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page