top of page

Crítica - Assassinos da Lua das Flores


3h26 de filme

TRÊS HORAS E VINTE E SEIS MINUTOS DE FILME


Eu vou destacar isso várias vezes porque esse fator é o determinante para a avaliação final.


Ok. Vamos começar.


Assassinos da Lua das Flores é a nova obra de Martin Scorsese, adaptando a obra literária Assassinos da Lua das Flores: Petróleo, Morte e a Origem do FBI lançado em 2017. O nome é autoexplicativo e incitou muito a minha curiosidade para ler o livro pois traz uma história interessantísisma. Entretanto, por mais empolgante que a trama seja, eu iria ler em partes em vez de absorver tudo em 3h26.


Adaptar algo pro cinema gera curiosidade do espectador para entender como a obra original funcionaria com sons e imagens. Martin Scorsese é um diretor de mão cheia e faz um excelente trabalho nas escolhas de planos, cortes, desenvolvimentos de diálogos e no Robert de Niro, que carrega esse filme nas costas. Além disso, a assertividade em escolher o elenco nativo-americano e trazer ótimas atuações, como as de Lily Gladstone, mostra que 3h26 podem não parecer tão longos quanto parece.


Mas, infelizmente pra mim pelo menos, 206 minutos numa sala de cinema pode parecer muito tempo. A trama tem muitas reviravoltas e uma excelente construção, é verdade. Só que ir na contramão da modernidade em produzir algo desse tamanho me remete muito a pensamentos dos cabeça branca votantes da academia que também acreditam em não aceitar negros, indígenas, mulheres diretoras, entre outras minorias. Acredito que não é o caso do Scorsese, mas isso parece um pouco de teimosia e não penso que seja o jeito certo de "salvar a magia do cinema". Martin devia ter uns papos com Steven Spielberg sobre isso.


Ainda assim, Assassinos da Lua das Flores é um filme excelente. Quase (olha que eu disse "quase") todas as cenas são relevantes e fazem sentido para a história ser bem contada. Umas cenas extras, dividir em quatro episódios e teríamos uma das melhores produções da história da TV ou streaming. 3h26 minutos vai afastar muita gente do cinema. Pessoalmente, só assisto de novo quando sair na AppleTV.


Minha Nota: 4 acarajés e um abará

Nota dos cinéfilos fãs de cinema e Roman Polanski: 5 acarajés completos

Nota do espectador médio: entre zero a 3 acarajés, com muito boa vontade

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page