top of page

Crítica - Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Atualizado: 20 de jul. de 2023


No primeiro longa do Aranhaverso, o público médio conheceu alguns dilemas de Miles Morales, o ar misterioso da (Spider) Gwen e a simpatia do Porco-Aranha. A forma cartunesca da animação, somando a mescla dos traços em 2D e 3D, encantou todo mundo que viu o filme vencedor do Oscar de Melhor Animação.


Como o primeiro filme trouxe algo que beira o Cinema 2, o sarrafo ficou lá no alto e para que Miranhaverso 2 fosse do mesmo nível do primeiro, a galera da Sony teria que reinventar a roda da animação ou fazer um roteiro minimamente excelente. Homem-Aranha: Através do Aranhaverso transborda os dois.


Visualmente o filme é lindo. Colorido quando tem que ser. Sem muita cor quando tem que ser. Há mescla entre 2D, 3D, 50D e muitas versões do/da/de miranha. Mais do que isso é spoiler. O espectador médio ficará feliz em poder pegar algumas referências. Quem lê quadrinhos do Peter Parker, Miles Morales, Miguel O'Hara e outras versões do personagem vai surtar. E o melhor de tudo é que usaram o traço como parte do roteiro.


As transformações "físicas" dos personagens é um trunfo. Questionar o cânone do universo teioso é um super trunfo. Acharam um eixo que permite dar profundidade a todos os personagens relevantes e faz o espectador entender tudo o que tá acontecendo, sem se perder. Mais ainda, consegue explicar a motivação de todo mundo e não vemos apenas a força da amizade como a solução dos problemas.


Inovaram no quesito animação, de novo. Capricharam no roteiro, de novo. Melhor ainda, fizeram esses dois fatores conversar com todo o universo do Homem-Aranha, sem esquecer dos dilemas do Miles Morales, da misteriosidade da Gwen e da simpatia do Porco-Aranha (que tarda, mas aparece).


Homem-Aranha: Através do Aranhaverso termina no auge, lhe preparando para a parte final dessa jornada. O triste é que você sai do cinema querendo ver mais umas cinco horas desse filme. Pelo menos, você sai da sala de cinema impactado, tal qual após Vingadores: Guerra Infinita (sim. É nesse nível). Quem leu esse texto e já viu o filme deve concordar com tudo isso. Quem leu esse texto antes de assistir, saboreie e aproveite muito bem esse espetacular passeio.


Nota: 5 acarajés



O pós-créditos é essa tela ai. Não é spoiler, é informação... E duvido você levantar da cadeira tão rapidamente depois de assistir essa maravilha.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page