top of page

Crítica - Resistência

Atualizado: 28 de set. de 2023


Gareth Edwards ousou sonhar e fez Rogue One: Uma História Star Wars. Várias pessoas não tinham muitas pretensões com o longa, mas ele se tornou essencial no cânone da saga e briga com O Império Contra-Ataca como melhor filme da franquia. Depois dessa obra-prima, faço questão de parar pra ouvir tudo que ele tem a dizer.


Seguindo o gênero de ficção científica, agora com uma história própria, Resistência conta a história de um mundo futurista onde humanos convivem, ou melhor, combatem pessoas comandadas por inteligência artificial, que não chamarei de robôs porque a trama mostra que eles são mais do que isso. Num mundo de ChatGPT e cia, uma produção com essa temática chama a atenção.


Daqui pra frente não falarei mais sobre o que acontece na história, mas citarei as inúmeras referências que são trazidas e que, talvez seja, a grande sacada da produção. Dá pra ver o desenrolar da história com um quê messiânico, além de outras referências bíblicas presentes desde o livro de Gênesis até o Apocalipse. Há uma assertividade ao dialogar com outras histórias similares, tais como Eu, Robô e os mandamentos básicos para um funcionamento de uma máquina com IA. Dá pra ver em tela Steven Spielberg, George Lucas e, principalmente, Gareth Edwards.


Aqui há a dosagem certa de ação, aventura, drama, comédia, romance, suspense e 24 outros gêneros cinematográficos a sua escolha, através de um excelente roteiro, um longa visualmente muito bem feito e uma grande entrega de John David Washington. Tudo isso é parte da assinatura do diretor de Rogue One. É um filme para fãs do gênero e para o espectador médio, que não precisará captar todas as camadas para achar que é uma ótima produção.


Resistência é um grande quebra-cabeças muito bem montado, redondinho e empolgante. O longa tem 2h15min de duração e não falta nada, mas lhe traz a sensação de que você veria uma série dele, tamanha a qualidade. Para mim é um dos melhores filmes do ano e lhe satisfaz bastante, apesar de ser um complexo "mais do mesmo", cheio de referências na sua narrativa bem contada. Parabéns Gareth. Estou aguardando ansiosamente pela próxima.


Nota: 5 acarajés completos

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page