top of page

Crítica - As Tartarugas Ninja: Caos Mutante


Na cabine de As Tartarugas Ninja: Caos Mutante, eu pude conhecer um dos caras que mais admiro no jornalismo sobre cultura pop no Brasil. Fábio Gomes foi do Omelete, já fez televisão e é um cara extremamente simpático. Gastei esse primeiro parágrafo pra encher a bola dele, mas também porque a gente conversou um pouco sobre o filme e pensamos parecido.


Pra começo de conversa, concordamos que o filme é muito bom. A história é bem desenvolvida e as piadas (não são poucas) funcionam. Uma coisa que ele me ensinou foi que "a localização da dublagem tá muito boa", ou seja, a dublagem brasileira conseguiu contextualizar os diálogos e algumas expressões, além de adaptar certas falas com a cultura nacional.


Conversamos também sobre a animação em si. Esse filme é o que chamei de um dos "Filhos do Aranhaverso". O primeiro desenho do teioso beira o Cinema 2 e o segundo alcançou o Cinema 5. Obviamente essas produções iriam influenciar o gênero, assim como Toy Story fez quase todas as animações seguintes parecerem filmes da Pixar (inclusive concordamos que já tava ficando chato). Tartarugas Ninja entra nessa história por brincar com os traços, entrando numa linha cartunesca em certos momentos, tal qual o filme do teioso mostrou o caminho.


Trama ok. Animação ok. Vou voltar pra dublagem porque preciso contar como e porquê essa conversa aconteceu. Léo Santana [~leia sussurando] faz participação na dublagem do filme, por isso a Paramount fretou um avião cheio de influencers do eixo Rio-SP para Salvador, com o intuito de divulgar o filme. Vários criadores de conteúdo daqui foram desvalorizados para que essa galera do eixo pudesse prestigiar as quatro pequenas falas do GG.


Mas Fábio Gomes veio e não foi de todo ruim. Só esqueci de conversar sobre a nota. Talvez a gente dê notas diferentes, mas quando ele conhecer meu trabalho e entender que cada filme tem peso diferente pra mim, ele vai concordar.


Nota: 4 acarajés (Leonardo, Michelangelo, Donatello e Rafael)



Fica! Tem bolo e uma cena pós-créditos!


Aqui eu digo que esse é mais um filme de origem das Tartarugas Ninja. Acho que não dei nota máxima porque não tem nada novo. Mas já que começou, torço para o futuro da franquia e até pensei na possibilidade de uma série. Vai que...





Comments


bottom of page